Doutora e Mestre em Antropologia Social & Cientista Social

6

Doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos / UFSCar (atual), Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos/PPGAS-pela UFSCar. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/FCLAR-UNESP.

Experiências Profissionais: 

Membro do corpo editorial da Revista de Antropologia Social da UFSCar-PPGAS /R@U. 

Integrante do Centro de Estudos Indígenas Miguel Angel Menéndez (CEIMAM-UNESP/Araraquara) e do Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance/NAIP.

Fez parte do Observatório da Educação Escolar Indígena – OEEI do PPGAS/UFSCar: projeto de pesquisas etnográficas em gestão, formação de professores e cotidiano escolar em escolas indígenas.

Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Realiza pesquisa entre os Tupi Guarani que vivem na região litorânea do estado de São Paulo.

Atuou como colaboradora nos Grupos Técnicos da FUNAI para elaboração de relatórios de Fundamentação Antropológica na identificação e demarcação territorial das Terras Indígenas de Piaçaguera (Peruíbe) e Renascer (Ubatuba).

Trabalhou como educadora em projetos de formação e de expressão e lazer para crianças e jovens em ações educativas dentro de espaços de educação não-formal como o Projeto Curumim do SESC São Carlos, o Projeto de Ensino Complementar-PEC da Prefeitura Municipal de Araraquara e a CASA DE CULTURA E CIDADANIA de Lins.

Experiência em cursos de formação docente e palestras sobre Povos Indígenas, processos de regularização fundiária e elaboração e laudos antropológicos e diversidade cultural.

Tem experiência docente nas disciplinas de História e Sociologia com alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular.

Possui formação complementar cultural nas áreas de teatro e circo.

 

Produção bibliográfica

DANAGA, A. C.; PEGGION, E. A. Povos indígenas em São Paulo. Novos Olhares, EdUFSCar/FAPESP, 2016 (no prelo).

 

Artigos completos publicados em livros

DANAGA, A. C; ALMEIDA, L. R.; MAINARDI, C. Um nome que faz diferença. Reflexões com famílias tupi guarani. In: GALLOIS, Dominique e MACEDO, Valéria (orgs.). Nas Redes Guarani. Um encontro de saberes, traduções e transformações. São Paulo, Hedra, 2016 (no prelo).

DANAGA, A. C. Nome e relações. A noção de mistura entre famílias tupi guarani do litoral paulista. In Povos indígenas em São Paulo. Novos olhares. DANAGA, A. C.; PEGGION, E. A. (Orgs), EdUFSCar/FAPESP, 2016 (no prelo).

 

Artigo completo publicado em periódico

DANAGA, A. C. Os Tupi Guarani da aldeia Renascer/SP: uma reflexão sobre os enunciados da mistura e os agenciamentos da “cultura”. Espaço Ameríndio (UFRGS). , v.6, p.10 – 31, 2012.

 

Trabalhos completos publicados em anais de eventos

DANAGA, A. C. Aconselhar para atualizar. Reflexões sobre os enunciados de uma liderança Tupi Guarani. In: Actas de la XI Reunión de Antropología del Mercosur RAM, Montevideo, 2015.

DANAGA, A. C. A circulação dos saberes entre os Guarani e o lugar da escola. In: Anais do II Seminário Infância Criança Indígena, São Carlos, 2014.

DANAGA, A. C. (Re) Pensando os Guarani: a construção dos saberes em seus modos de ser e conhecer. In: Anais 29ª Reunião Brasileira de Antropologia- RBA, 2014, Natal/RN, 2014.

DANAGA, A. C. Uma etno-história dos Torá do Baixo Rio Marmelos (AM). In: IV REA/XIII ABANNE Fortaleza/CE, 2013.

DANAGA, A. C. A Aldeia Renascer e os usos da “Cultura”. In: Anais da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia- RBA, São Paulo, 2012.

DANAGA, A. C. Imagens de uma aldeia: Um estudo etnográfico da aldeia Renascer. In: IX Reunião de Antropologia do MERCOSUL- RAM, Curitiba, 2011.

DANAGA, A. C. Do Cinema à realidade: o caso da aldeia Renascer In: Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia- RBA, Belém, 2010.

 

Demais produções bibliográficas

DANAGA, A. C; LIMA, C; BERTOLIN, G; ECKART, J; BENTO, R. Entrevista com Hélène Clastres – Revista de Antropologia da UFSCar. v.5, n.2, jul.-dez., p.251-268, São Carlos/SP, 2014.

DANAGA, A. C.; SANTIAGO, A. E; LIMA, C.; BERTOLIN, G.; ECKART, J.; BENTO, R.; MANTOVANELLI, T. Na era das dádivas: Encontros com os Kayapó-Mebêngôkre. Entrevista com Vanessa Lea. Revista de Antropologia da UFSCar, v.4, n.2, jul.-dez., p.176-197, São Carlos, 2012.

 

CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8230760897259077