Doutora em Educação & Pedagoga

12

Doutora em Estudos da Criança, Área do Conhecimento em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Bacharel em Educação de Infância. É formadora certificada pela HighScope Educational Research Foundation, Michigan, USA e formadora certificada no Programa Effective Early Learning (EEL), pelo Centre for Early Childhood Research Project, Worcester College for Higher Education, Birmingham, UK.

Realizou o The Experience of the Municipal Infant-Toddler Centres and Preschools of Reggio Emilia: Winter Institute, Reggio Emilia, Itália em 1998 e o The Experience of the Municipal Infant-Toddler Centres and Preschools of Reggio Emilia, Reggio Emilia, Itália em 2000. Realizou formação avançada em Pedagogia de Projeto, coordenada por Lilian Katz na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal. É National Representative (Portugal) para o World Forum in Early Care and Education.

Experiências Profissionais: 

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. De 2010 a 2013 foi Professora Coordenadora Convidada no Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Portugal. De 2007 a 2010 foi Professora Auxiliar, Divisão de Educação Inclusiva do Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Universidade do Maine em Farmington, USA. De 1994 a 2007 foi Professora Auxiliar no Instituto de Estudos da Criança, Departamento de Ciências da Educação da Criança, Universidade do Minho, Braga, Portugal. De 1981 a 1994 foi Educadora da Rede Pública em Portugal. Foi diretora do Curso de Educação de Infância na Universidade do Minho, coordenadora dos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Fafe, coordenou o Programa para a Creche da Universidade do Maine e é membro da coordenação do Curso de Especialização em Creche e outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Possui ampla experiência na docência no ensino superior nos cursos de educação de infância, mestrado, pós graduações e cursos de especialização quer em Portugal quer nos USA, lecionando uma variedade de disciplinas: Metodologias de Educação de Infância; Observação e Introdução ao Currículo na Educação de Infância; Modelos Curriculares da Educação Básica; Desenvolvimento Curricular e Modelos Pedagógicos de Educação de Infância; Desenvolvimento, Educação e Cuidados para as Crianças dos 0 aos 3 Anos; Conceitos Matemáticos na Educação de Infância; o Modelo Pedagógico de Reggio Emilia e o Currículo Emergente; o Atelier e as Cem Linguagens; Mentoring na Educação de Infância; Metodologia de Investigação em Educação de Infância; Práticas Preventivas e Educação dos 0 aos 3 anos; Pedagogia e Educação em Creche; Observação Bioecológica, Gestão de Comportamentos na Sala de Aula. Tem experiência de supervisão do practicum nos cursos de educação de infância (0 aos 6 anos) e de orientação de teses de mestrado e projetos finais dos cursos de especialização e pós-graduações.

Tem extensa experiência na formação contínua de educadores e auxiliares de educação de infância, coordenando uma variedade de cursos em Portugal, Espanha e USA: Os modelos curriculares para a educação de infância: O Modelo Curricular HighScope e o Modelo do Movimento da Escola Moderna; O Trabalho de Projeto na Educação de Infância; A Documentação e os Portefólios na Educação de Infância; Escola Infantil e o Reto da Inovación (Modelo HighScope); A Organizacion do Ambiente para Xogar/Aprender; Promover a Qualidade na Educação de Infância: Bem Estar e Envolvimento como Fatores Chave; The Project Approach in Early Childhood Education; O Modelo de Reggio Emilia; Resolução de Conflitos Interpessoais entre Pares na sala de Jardim de Infância. Tem ampla experiência no âmbito da formação em contexto, tendo sido responsável pela formação, supervisão e monitorização da qualidade nas seguintes instituições: Jardim Infantil Albano Coelho Lima (1991/2001); Jardim Infantil da Somelos (1998/2001); Colégio de Vila Pouca (1999/2001); Colégio do Ave (2005/2007).

Foi coordenadora internacional do Programa Intensivo Erasmus “Play Toys and Culture” (2012/2014), e coordenadora nacional do Projeto Comenius “We are the same, we are different” (1996/1998). Foi membro de vários projetos nacionais e internacionais: Projeto EEL–DQP (1999/2000); Improving early childhood education’s quality: Well being and involvement as keys (1996/1998); Projeto Infância (1991-1998).

Produções Bibliográficas:

LINO, D. (2014). Early childhood teacher education: How to enhance professional development.Educatia Plus 11 ,2, 200-209.

LINO, D. (2014). A qualidade do contexto na educação de infância perspetivada através da escolha e do envolvimento. Nuances: Estudos sobre Educação 25 (3) 137-154.

LINO, D. (2013). O modelo pedagógico de Reggio Emilia. In J. Oliveira-Formosinho (Org), Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora.

LINO, D e VIEIRA, F.. (2007). As contribuições da teoria de Piaget para a pedagogia da infância. In J. Oliveira-Formosinho, T. Kishimoto e M. Pinazza (Org.). Pedagogia(s) da infância. Dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed.