Mestre em Psicologia Educacional, Pedagoga & Formadora profissional

7

Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Évora Master in Educational Psychology, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos, Coordenadora Pedagógica, Consultora em Estratégias de Gestão de Sistemas Académicos e Formadora Profissional.

Formação de Formadores – CAP- nº EDF 5013/2000DA, Trainers Training Course – Professional Capacity Certificate – CAP- number EDF 5013/2000DA (6400 hrs) Curso de Excel Avançado – (18h) 2013 Igualdade de Género – Revalidação de CAP (60h) 2009 Gestão de Recursos Humanos (90h) 2006 Técnicas de Dinâmicas de Grupo (60h) 2004 Teatro, veículo de inclusão social, 2004 Avaliação de revalidação de competências para formadores, 2002

Consultora Académica – Pedagógica e Organizacional (1152 horas em 6 meses)

Experiências Profissionais

Consultora Académica – Pedagógica e Organizacional

Instituto Superior de Angola (África)

Reabilitação organizacional através do levantamento de necessidades estruturais, pedagógicas e funcionais no Instituto Superior de Angola (Fevereiro, Março)

Gestão do Departamento Académico – Março, Abril e Maio (cerca de 1327 pessoas)

Gestão de Coordenadores (7), Docentes (112), Estudantes (1202) e Funcionários (6) •Gestão do processo de ensino aprendizagem (conteúdos, planificação ,avaliação)

Gestão de processos académicos, avaliação e fiscalização de provas e pautas

Supervisão à elaboração de horários e seleção de professores

Gestão calendário académico

Seleção, Integração e Assessoria ao novo Diretor Académico (Junho, Julho e Agosto)

Colégio Henriques – Ensino primário secundário e técnico-profissional

Assessoria reabilitação organizacional através do levantamento de necessidades estruturais, pedagógicas e funcionais do Colégio Henriques –Ensino primário secundário e técnico-profissional (cerca de 520 pessoas) (Junho, Julho e Agosto)

Implementação de Programas de Reabilitação e Refinamento de Competências: Programa “R” (realidade/ diagnóstico) “O” (objetivos/mudança) “S” (solução/aprendizagem) e “A” (ação/aplicação/avaliação),

Formação “O professor, a identidade escolar e as praticas pedagógicas “ (33 professores)

Criação do Clube de Tutores (intervenção psicopedagógico e psicossocial para crianças e jovens),

Elaboração do Projeto ATL “OLONJILA VIA LIANJA” (pássaros livres) a abrir em Janeiro de 2016

Coordenadora de formação

2000/2015 – Planificação, Gestão e Avaliação da Formação- Formação de Jovens e Adultos – TERRAS DENTRO;MARCA; ACADEMUS….entre outras (cerca de 5000 pessoas directas)

2014 ISA Universidade – Luanda – “O professor, a identidade escolar e as praticas pedagógicas” (67 professores)

2013 Diferentes sectores mineiros AEMR-Angola-DT grupo (365 pessoas).

2012 Técnicos da TRANSFUEL – Luanda – “Utilização de instrumentos de avaliação psicológica” (03 Coordenadores)

2019/10 RSI – Reabilitação psicossocial – grupo abrangido pelo rendimento social de inserção (67 mulheres); • 2008/9 Voluntários da rede de Montemor-o-Novo (48 pessoas);

Entre outras atividades…

Coordenadora de Projetos 

2011 – Realização e produção de uma Reportagem (Aprender não tem Rugas) apresentada em Conferência Pública no Fórum Eugénio de Almeida, Évora- Universidade Sénior.

2009 “Oficina dos afetos” Escola secundária de Montemor-o-Novo –Espaço de reabilitação psicopedagógico.

2000/2007 – Expressão Dramática – Apoio psicossocial a pessoas portadoras de deficiência em diversas escolas (cerca de 150)

2010 – Curta-metragem: trilogia de lendas “Alendajando”- 3 escolas do 1º ciclo (60 crianças) do concelho de Castro Verde.

2000/2012 Espetáculos: teatro e música, exposições, recolha e registo em vídeo de profissões tradicionais, jornais, feiras internacionais e seminários sobre várias temáticas (cerca de 3000 pessoas…)

Formadora Profissional 

1.Psicologia (desenvolvimento pessoal, social, familiar, organizacional, ambiental…);

2. Gestão de Recursos Humanos;

3. Gestão de Projetos;

4. Liderança;

5. Marketing e Vendas;

6. Informação, Avaliação e Orientação Profissional;

7. Planificação, Gestão e Avaliação da Formação;

8. Implementação de Projectos educativos;

9.Comportamental – (Motivação, Comunicação e Trabalho em Equipe; Gestão de conflitos e stress etc.)

10. Novas organizações – Novas culturas de trabalho;

11. Ética e supervisão;

12. Formação de professores (novas práticas pedagógicas);

13. Atendimento personalizado (adaptado a diferentes grupos);

14. Igualdade de género;

15. Turismo Inclusivo (legislação inclusiva no contexto hoteleiro e turístico em geral);

16. Animação: Conceitos, Princípios e Técnicas adaptada a diferentes grupos e contextos;

17. Empreendedorismo.

Gabinete de Atendimento/Acompanhamento a casos de:

1. Insucesso escolar;

2. Mediação em processos de divórcio;

3. Acompanhamento a pessoas com doenças crónicas;

4. Apoio à dinamização de associações de desenvolvimento;

5. Coordenação pedagógica;

6. Terapia de grupos;

7. Reabilitação Profissional;

8. Workshops Psicodrama e outros…

Ciclo Palestras para Pais e Professores Pensar é Crescer

2014 – Lisboa Associação Ester Janz Agrupamento de escolas Pedro Jacques Magalhães Colégio Integrado de Monte Maior Colégio São Francisco de Assis Colégio Marista de Carcavelos

Coordenadora Projeto Rondon Brasil 2010

Coordenar um Grupo de Universitários Voluntários, finalistas de Medicina, Veterinária e Gestão Ambiental numa Campanha de Saúde Pública na Cidade de Ladário/Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil.

AEMR -DT Group Angola, Jamba 

0ut.2012/2013 Psychology /Human Resources/Trainer/Development Agent Psychological evaluation and attendance, recruitment and selection, training, workshops and seminars organization

• Psychological evaluation for training integration: 365 individuals

• Spontaneous Psychological Attendances : 47 individuals

• Referred Psychological attendance : 26 individuals

• Delivered Courses: Technical Coordination and Training to local Teachers (new teaching methodologies) 14 individuals – 72 hours

• Psychological Evaluation Implementation in Drivers Recruitment; Data Operationalization in Psychology; Inference and synthesis in psychological evaluation; Transfuel – Luanda – 3 Graduated Technicians – 25 hours

• Maintenance and hygiene general services: 31 individuals -25h

• Transversal Competences for Supervisors (Ethics and Supervision; Conflict Managing; Planning Strategies): 11 individuals- 24h

• Level 1 Literacy – 15 individuals – 104 hours

• Seminars: AIDS campaign; ANTI-ALCOHOL Campaign; Pregnancy Prevention in Adolescence (more than 1500 individuals – Community, Schools and AEMR)

• Elaborate programs and materials for all the activities. • Psychological Evaluation in Recruitment and Selection: 28 individuals

CAMPANHA Prevenção e Tratamento do HIV 2013 Jamba Mineira Angola

Avaliações psicopedagógicos a 320 funcionários operacionais da área da exploração mineira para elaborações de planos formativos

Sócia Fundadora

Casa João Cidade – Comunidade Sócio – Terapêutica de Montemor – o – Novo, 2001  (Portugal)

Monte Jovem – Associação para reabilitação e integração de cidadãos inadaptados, 2000 (Portugal)

MARCA – Associação de Desenvolvimento Local, 1996. (Portugal)

Oficinas do Convento – Associação de oficinas artísticas, Montemor – o – Novo, 1994. (Portugal)

 

Publicações

MIRA, E. M. B. C de. “Concepções de Aprendizagem em Seniores”. Revista Interfaces da Psicologia. Universidade de Évora 2011

MIRA, E. M. B. C de. – Dissertação de Mestrado “Olhares e Experiências de Aprendizagem em Seniores Alfabetizados” – Universidade de Évora 2011

MIRA, E. M. B. C de. “Semeando Estórias” produzido no grupo académico de investigação “Saberes Fazeres” Editora, Apenas livros, 2007

MIRA, E. M. B. C de. “Olá Duendes” financiado pelo ministério Nacional de reabilitação e integração dos cidadãos inadaptados, editado em Novembro de 2002 para concluir as “jornadas de tradição oral” realizadas em todas as escolas do concelho de Montemor – o – Novo.

MIRA, E. M. B. C de. “O Acordeão”, editado pela Câmara Municipal de Montemor – o – Novo, em homenagem aos autodidactas das freguesias do concelho de Montemor – o – Novo, 1999.