Mestre em Educação, Pedagoga & Psicanalista

14

Pedagoga; Psicanalista; Doutoranda em Educação Inclusiva pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – Lisboa, Portugal (atual); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2008) DiS – Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação; Graduada em Pedagogia pela PUC Minas Campus Poços de Caldas – MG (2002).

Experiência profissional

Coordenadora do núcleo da Associação Livre em Lisboa, Professora alfabetizadora, com experiência em trabalhos com crianças que apresentam dificuldades na escola e na formação de professores e professoras alfabetizadores (as).

Foi docente nos cursos de graduação em Pedagogia e Letras (Pitágoras e Anhanguera Educacional)  e nos cursos de pós graduação em  Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Inclusiva (IASP/Hortolândia, UNIFEOB/São João da Boa Vista/SP; PUC Minas campus Poços de Caldas; Atualize Santos, Taubaté e São José dos Campos) , nas disciplinas de Alfabetização e Letramento; Didática; Fundamentos e práticas da Educação Infantil; Educação Especial com ênfase na Inclusão Social; Fundamentos e práticas em Alfabetização: leitura, escrita e matemática; Ética e educação; Educação e Psicanálise; Educação e Sexualidade infantil; Inclusão Social; Alfabetização com ênfase nas dificuldades de Aprendizagem; Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional.

Atuações em clínica psicanalítica com crianças, jovens e adultos (em especial aos que apresentam queixa escolar) desde 2005, em Campinas (SP-Brasil) e desde 2015 em Lisboa (Portugal); Orientação e supervisão para educadores (as) e demais profissionais em busca de aprimoramento pessoal e profissional. Assessoria e Consultoria para instituições interessadas em Educação e formação profissional.

Atuou como Professora concursada na Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC-PRODECAD) da Unicamp, de 2004 a 2016. Foi coordenadora do CIEMPI (Centro Interno de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação de Infância e Educação Complementar) apoiando a implantação do projeto “Por uma escola aberta às diferenças”, uma proposta para a construção de um programa curricular de educação inclusiva para crianças de 0 a 3 anos. E à implementação de projetos para formação em contexto dos professores e professoras atuantes da DEdIC, no período de 2010 -2012.

Participou da comissão organizadora e da comissão científica de Fóruns Internacionais de Educação Infantil, na Unicamp, nos anos de 2010, 2011, 2012.

Atuou como Coordenadora da Educação Infantil, no Instituto Educacional São João da Escócia, em Poços de Caldas-MG (2001-2004). Como Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento Humano e Intervenção Pedagógica – GRUMIP, em Poços de Caldas-MG, onde atuou na área de dificuldades de aprendizagem de Leitura, escrita e matemática e também com orientação familiar e escolar (1998-2010).

Foi professora de filosofia e sociologia para crianças e jovens, do ensino fundamental e médio, em Poços de Caldas-MG (1998-2001).

Produções Bibliográficas:

MONTEIRO, F. P. T. (2015) Alfabetização na contemporaneidade: as subjetividades subtraídas na escola (autora). 

MONTEIRO, F. P. T. (2012) Sustentar a práxis: A educação infantil como obra de arte. (organizadora) 

MONTEIRO, F. P. T. (2011) Ética e formação do professor: desafios da educação infantil (organizadora) (2011)

Possui artigos e capítulos de livros publicados (revistas da Unicamp, LEPSI-USP, SEDES e anais de congressos).

 
CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6904581149864030