Mestre em Educação & Pedagogo

4

Atualmente é Mestrando em Educação – Linguagem e Arte na Educação, pela UNICAMP/SP. Possui especialização em Gestão Escolar pela USP/SP (2011) – Graduação em Licenciatura Plena – Pedagogia pela UNESP, Campus de Rio Claro/SP (2006) e Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – S. J. Rio Preto/SP/Brasil (2001).

Experiência Profissional

Tem experiência na docência (Ensino Infantil, Fundamental, Educação de Adultos e Ensino Superior), na Gestão Pedagógica de Unidades Educacionais, atuação em projetos nacionais e internacionais, bem como, professor em cursos de Formação Docente (Inicial e Continuada).

Atuou como Bolsista Docente no Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (CAPES – MEC – MRE/Brasil). Atualmente atua como Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal da Educação de Valinhos SP e ministra oficinas de cinema e fotografia para alunos e professores da Educação Básica/Superior.

É Coordenador da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (2016-2017), Pesquisador no Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO – Faculdade de Educação UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Processos de Subjetivação – UNESP/SP. Participa do Projeto de Cooperação Internacional“Brazafrica:cooperation, partnership, and mobility in higher educacional among the BRICS” (Brasil / África do Sul).

Foi membro do Grupo de Estudos de Sexualidades – GESEXs – UNESP/SP e do Grupo Identidade – Direitos Humanos e Diversidade Sexual (Movimento Social).

Publicações

Capítulo de Livro: Luis Gustavo Guimarães e Carlos Eduardo Albuquerque Miranda. Cinema na Escola: da formação de professores para prática escolar. In: Adriana Fresquet. (Org.). Cinema e Educação: A lei 13.006 Reflexões, Perspectivas e Propostas. 1ªed.Belo Horizonte – MG: Universo Produção, 2015.

Artigo: Um olhar da Gestão Escolar na Escola de Tempo Integral – Anais do Iº Encontro Diálogos sobre dificuldade de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção – 2016 (Prêmio Lia Leme Zaia – Destaque Iniciativa Escolar)

Artigo: A Fotografia no Fazer-Cinema na Escola: Dispositivo e Individuação – Anais do X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação. UNESP Rio Claro/SP, 2016.

Artigo: Cinema na Escola: Conexões e Desvios – Luis Gustavo Guimarães e Renata Lanza – Conexões Deleuze – UNICAMP/SP, 2015.

Produção Técnica / Consultoria

GUIMARÃES, L. G.. Projeto Político Pedagógico Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. 2014. (Projeto Institucional – CAPES).

GUIMARÃES, L. G.. Bacharelato em Matemática e Ciências Naturais. 2013. (Projeto de Curso – Bacharelato CAPES/Ministério da Educação de Timor-Leste).

GUIMARÃES, L. G..  “Vamos Aprender: Língua Portuguesa”. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Vídeo aulas – Ministério da Educação de Timor-Leste)

 

CURRICULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/2385011245749304