Diretor de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico & Arquiteto e Urbanista

beto
Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP em 2012, na área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. Graduado em Arquiteto e urbanista, formado pela PUC-Campinas em 1987.

Experiências Profissionais: 

Atua como arquiteto e urbanista  há 30 anos com experiência em projetos e gerenciamento de obras. Experiencia como docente em Cursos Técnicos há 25 anos, tendo se especializado em cursos profissionalizantes na área de Design de Interiores. É Presidente de Associação Amigos do Museu do Café desde 2015,  atualmente  atua como Docente Universitário no curso de Arquitetura e urbanismo nas áreas de Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico, ministrando aulas magnas e orientando trabalhos de conclusão de curso, no CEUNSP/Cruzeiro do Sul.

Arquiteto colaborador no departamento de Patrimônio na Prefeitura Municipal de Jaguariúna/SP, nos anos de 2009/2012 e na Prefeitura Muncipal de São José dos Campos/SP e nos anos de 2013/2014, com experiência em projetos de Restauro, Revitalização e Reurbanização.

Entre 2010/2103, atuou como pesquisador do LaborE- laboratório de Empreendimentos – FEC/UNICAMP, dirigido pelo  Prof. Dr. André Munhoz de Argollo Ferrão, com pesquisas na área de Patrimônio e Desenvolvimento Regional, sob o título “Patrimônio Rural como Fator de Desenvolvimento”, ocasião que coordenou  conjuntamente  com  as Prefeituras Muncipais de Cubatão/SP, Jaguariúna/SP e Campinas/SP,  a 1ª CONPADRE – Conferencia Internacional para o Desenvolvimento Regional, com a participação de representantes da França, Espanha, Portugal, Colômbia, México e Argentina entre outros.

Em São José dos Campos/SP (2014), coordenou junto a Gerência de Patrimônio o Seminário Internacional de Arquitetura, com o tema “Paisagens Culturais e Contextos Tecnológicos: da arqueologia urbana à arquitetura modernista”, com o objetivo de promover a discussão sobre ações e propostas para preservação, proteção, manutenção e divulgação do patrimônio cultural, abordando áreas de conhecimento correlatas, como arquitetura, urbanismo, desenvolvimento econômico e territorial, bem como as novas teorias de restauro e conservação que amparam ações regionais e nacionais.

Participou como palestrante dos seminários internacionais promovidos pela Faculdade de Arquitetura – UFRJ [RJ] nos anos de 2011 a 2014, dirigido aos países lusófonos e hispânicos, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Manoel Gazzaneo; tendo seus trabalhos publicados nos anais do evento.

Nos seminários nacionais apresentou comunicações nas séries “Arquitetura Rural”, organizado pelo LaborE e FEC/UNICAMP, entre 2008 a 2012, mais recentemente (2016) apresentou comunicação na Semana Nacional de Museus, promovido pela prefeitura Municipal de Campinas e MUCA – Museu do Café.

Produção Bibliográfica

D’ALESSANDRO, R. J.. Parque Municipal Roberto Burle Marx em São José dos Campos [SP] :herança contemporanea da arquitetura modernista de Rino Levi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

D’ALESSANDRO, R. J. , FERRAO, A. M. A.. Patrimônio, paisagem cultural e desenvolvimento local: o processo de restauro da Fazenda da Barra em jaguariúna [SP]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

D’ALESSANDRO, R. J. ; FERRAO, A. M. A. . A contextualização da Estação de Guedes [nova] e o levantamento arquitetônico da Fazenda da Barra como estratégias de integração de bens culturais no setor de turismo de Jaguariúna [SP]. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).